Bincadeira de Gente Grande

Brincadeira de Gente Grande
A paixão por carros já não é mais unanimidade entre os jovens e adultos, mas certamente ainda é o que move uma quantidade enorme de pessoas, move, não no sentido literal da palavra, mas no sentido de que é isso que inspira e que norteia as decisões de uma vida toda. Essa paixão não nasce de uma hora para outra, vem de longe, vem desde a infância, a fascinação por carros, pelo cheiro de gasolina e pelo ronco de motores surge quando vemos o poder que eles podem ter se enfrentando em uma pista de corrida ou a inspiração que nos dão quando fazemos longas viagens que se tornarão histórias para contar.

Toda essa admiração do ser humano por essas máquinas pode ser demonstrada de inúmeras formas e uma das mais comuns e mais contagiantes é, sem dúvida, a coleção de miniaturas. Quando digo comum não é no sentido pejorativo e sim, pois, de certa forma, colecionar miniaturas é barato e acessível a todos e contagiante, pois existe um universo enorme de possibilidades, podemos ter em nossa “garagem-estante” desde um superesportivo atual até uma carro fabricado a mais de cem anos, se você é fã de corridas poderá ter o Formula 1 pilotado por Ayrton Senna e se for fã de carros antigos poderá até ter a réplica de seu próprio carro.

Você pode achar que brincar de carrinho é coisa de criança, mas o automodelismo, como é chamada a prática de colecionar miniaturas de carros, é levado muito a sério por quem o pratica e as miniaturas não são as mesmas que tem a finalidade de brinquedo para as crianças, as miniaturas colecionáveis são ricas em detalhes e exibem várias funcionalidades dependendo do seu tamanho, tem um propósito, seja representar um veículo que não é mais fabricado e agradar os saudosistas ou dar a oportunidade de ter um esportivo em sua coleção e alimentar o sonho de um dia ter um modelo igual.

Se você também ama carros e quer começar sua coleção de miniaturas, aqui vão algumas dicas.


Primeiro é importante destacar que não existe um “Manual do Colecionador” indicando o que deve ser feito, a única regra fundamental é: Ser apaixonado por carros.



 Defina um tema.
Coleção por tema
Carro de James Bond



A maioria das pessoas começa sua coleção assim, definida por algum tema e provavelmente seja a maneira mais fácil de começar. Você pode começar colecionando carros da marca que mais lhe atrai, por exemplo, Chevrolet, Volkswagen ou Ford, ou pode ser mais especifico e colecionar apenas um modelo, por exemplo, Fusca, existem coleções enormes somente de Fuscas.
Outra forma de definir um tema é colecionando carros famosos, como carros de filmes ou carros de corridas.





 Defina uma escala.

Comparação de Escalas
Da esquerda para a direita 1/64; 1/43; 1/32; 1/24; 1/18.
A escala tem relação com o tamanho das miniaturas e com o grau de detalhamento de cada uma, geralmente quanto menor a miniatura, menor o detalhamento. As escalas mais comuns são: 1/64; 1/43; 1/32; 1/34 e 1/18.
É claro que a maioria dos colecionadores não se prende a apenas um tipo de escala, mas isso vai depender também do seu espaço na prateleira.







          Defina um lugar para guardar suas miniaturas.

Este é um dos pontos cruciais para manter sua coleção com o brilho que ela merece, pois miniaturas expostas ao pó estragam com mais facilidade, do mesmo modo que a pintura dos carros se desgasta se ficar exposta à ação do tempo.
Aqui a criatividade do colecionador pode aflorar, prateleiras fechadas geralmente protegem contra o pó e contra dedos curiosos, existem inúmeras possibilidades para a preservação de sua coleção.

      Organize sua coleção

Cada um tem seu jeito de fazer isso, seja com planilhas, fotos ou fichas, mas é muito importante que seja feito para que você saiba exatamente o que já tem e evitar comprar miniaturas repetidas.

Enfim, espero que essas dicas possam ajudar a quem está iniciando no hobby e lembrando que isso não serve somente para miniaturas de carros, mas qualquer outra coleção, porém acima de tudo o que importa é a diversão e a satisfação e praticar o hobby que você gosta.

Texto: Edmilson Gaiotto Jr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

50 Anos do Ford Galaxie - O primeiros anos de 1967 a 1969

49 anos do Opala

Tudo o que você sempre quis saber sobre Placa Preta