Tudo o que você sempre quis saber sobre Placa Preta

Estivemos pensando qual seria um assunto interessante para tratar com vocês para essa matéria, eis que surge a ideia de falarmos sobre o que muitos Antigomobilistas desejam, a famosa Placa Preta.
Pois bem, a princípio de conversa, temos que explicar os principais tópicos acerca deste assunto, tais como “Por quê foi criada? ”, “Como devo proceder para adquiri-la? ” e “Todos os carros antigos podem obtê-la?”.

A Placa Preta surgiu por intermédio da FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos junto ao CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, através da Resolução nº 56, de 21 de maio de 1998, com a finalidade de distinguir os veículos de colecionadores que cumpriram os critérios de avaliação. Quando foi criada, os veículos que a almejassem tinham que ser fabricados há mais de vinte anos, conservar suas características originais de fabricação, integrar a uma coleção e apresentar o Certificado de Originalidade, que seriam expedidos por alguma entidade credenciada e reconhecida pelo DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito.

Com a instituição da Placa Preta, muitos veículos de décadas passadas, como os da década de 1920, 1930, e assim por diante, puderam circular normalmente, pois as mudanças advindas com a modernidade e com a atualização da legislação de trânsito, das quais podemos destacar a obrigatoriedade dos cintos de três pontas e o retrovisor do lado direito, faziam com que esses carros tivessem que se adequar às novas legislações vigentes, esses mesmos veículos, com a Placa Preta, estavam desobrigados a se adequar às novas legislações, pois quando os mesmos foram fabricados, eles atendiam aos padrões de segurança da época.
Veículo com placa preta emitida pelo nosso clube

Veículo com placa preta emitida pelo nosso clube.
























Depois da criação da Resolução nº 56/1998 do CONTRAN, foram feitos dois Workshops Nacionais da FBVA para definir as diretrizes a seguir para a emissão do Certificado de Originalidade – Placa Preta, o primeiro deles aconteceu no dia 29 de novembro de 2005, por iniciativa do então Presidente da FBVA, Dr. José Aurélio Affonso Filho. Após passada quase uma década, o II Workshop, que ficou conhecido como “Carta São Paulo”, aconteceu no dia 27 de novembro de 2014, ministrado pelo Presidente da FBVA, Dr. Roberto Suga. Neste II Workshop foram estabelecidas planilhas de avaliação e o manual do avaliador que são usadas hoje em dia como critérios.

Para a obtenção da Placa Preta, o veículo precisa ter mais de 30 anos de fabricação e manter pelo menos 80% das suas características originais de fábrica. Veículos que apresentarem uma pontuação menor a 80%, não passarão pela aprovação, e, caso os proprietários dos mesmos as desejarem, terão que fazer as devidas modificações para que os mesmos voltem às características originais. Nesse caso, eles passarão novamente pela aprovação do corpo de jurados, num primeiro momento, e posteriormente, à aprovação dos membros da FBVA. Vale salientar, que há alguns itens que excluem os carros da avaliação, mesmo que suas características sejam mantidas originais, podemos citar, como exemplo, rebaixamento de suspensão, dentre muitos outros.

Com o interesse de muitas pessoas na obtenção da Placa Preta, muitos “espertinhos” de plantão começaram a vendê-la, muitas vezes de maneira irregular e por valores exorbitantes. Para termos uma ideia do que estamos tratando nesse parágrafo, é só começarmos a frequentar as exposições de veículos antigos pelo país, nelas nos deparamos com uma infinidade de veículos que não apresentam as características originais, mas que estão com a Placa Preta. Neste caso, dizemos “Placa Treta”, que foi fornecida sem nenhum critério e para adquiri-la, basta pagar.

Novo padrão das placas do Mercosul
Por fim, e não menos importante, pois se trata do nosso futuro, um novo modelo de placa de coleção será implantado pelo MERCOSUL, com fundo branco e letras cinza, decretando a extinção oficial da Placa Preta. Com isso a FBVA passará a fornecer uma nova Placa Preta que passará a denominar-se “Placa Preta de Veículo Histórico FBVA”, nesta nova placa deverá conter três letras e quatro numerais e os logotipos da FBVA e da FIVA – Federation Internationale Vehicules Anciens, órgão máximo em antigomobilismo internacional, da qual a FBVA é membro.
Federação Brasileira de Veículos Antigos
Federation Internationale Vehicules Anciens



Com essa pequena explanação acerca desse assunto tão interessante, gostaríamos de salientar que o Clube Amigos Antigomobilistas de Cerquilho/SP, é um clube membro da FBVA, bem como da FIVA, dessa forma, estamos aptos a realizar as vistorias veiculares para a emissão dos Certificados de Originalidade – Placa Preta.

Para mais informações sobre a placa preta, preencha o formulário de contato do blog.

Texto: André Aronchi Borges

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